6

7 Dicas para tirar fotos profissionais com o Celular por Gabi Bucker

Meitu . 18 de junho de 2018

Hoje vou começar fazendo uma perguntinha básica pra vocês: “Na sua opinião, o que é necessário para tirar fotografias com qualidade profissional?”

Essa semana fiz uma enquete no meu stories e a maioria das pessoas responderam que é necessário um equipamento de qualidade para ter fotos de qualidade, porém, muitas vezes estes equipamentos não estão ao alcance de todos, mas aí eu te faço outra pergunta: “O seu celular está ao seu alcance?.” Se você respondeu que sim, você já tem o essencial para fazer fotografias deslumbrantes, e posso garantir que não é necessário investir em equipamentos e celulares de última geração, basta aprender e estudar um pouco as possibilidades que o seu aparelho oferece.

Então, para te ajudar, eu trouxe 7 dicas básicas para que você possa extrair tudo o que seu aparelho tem de melhor, e vamos combinar uma coisa? Se você souber alguma dica que eu não citei nesse post, me conta lá no meu Instagram @gabibucker!

Limpe a lente do seu celular

Parece bobeira né? Mas não é! No dia a dia deixamos o celular encostado pelos cantos, tocamos a lente da câmera com as mãos sujas, colocamos o celular no bolso; Tudo isso faz com que se acumule sujeira, o que pode causar um desfoque na imagem ou o aparecimento de pequenas partículas na fotografia, deixando aquele aspecto de baixa qualidade ou até mesmo uma fotografia embaçada.

Você pode limpar usando um “paninho” de algodão ou na sua roupa mesmo! rs

Quer ver um exemplo prático? Na primeira imagem temos uma foto tirada sem limpar a lente, já a segunda imagem, temos uma foto com a lente limpa.

Foco

Para quem não sabe o que é foco é um ponto onde você quer o maior ponto de nitidez, ou seja, o componente principal da fotografia, por exemplo, uma foto de uma flor, onde a flor se encontra em destaque e o restante da fotografia tem um efeito “embaçado”, a flor é o objeto que está em foco.

Esse é um detalhe muitíssimo importante e para explorar essa técnica é necessário pesquisar um pouquinho como funciona o foco do seu aparelho. Geralmente, com um toque na tela, em cima do objeto que pretende focar, já basta, porém, é possível se aprofundar mais, se aventurando entre o foco automático e o manual, mas isso é assunto pra outro post.

Utilize a câmera traseira

A não ser que o seu objetivo seja fazer uma selfie, use e abuse da câmera traseira. Apesar de algumas câmeras frontais serem de excelente qualidade, elas possuem uma qualidade um pouco inferior à qualidade da câmera traseira, já que foram idealizadas para videoconferências e não para fotos, poréeem, com a popularização das selfies, as empresas de celulares tem investido muito nas tecnologias das frontais. Mesmo assim as câmeras traseiras ainda esbanjam Megapixels, o que faz com que a foto tenha muito mais qualidade e resolução.

Luz! Um dos tópicos mais importantes, na minha opinião.

A iluminação é essencial para a qualidade da fotografia, e é imprescindível observar as entradas de luz e os efeitos de sombras do local onde deseja fotografar, independente do assunto da foto. Uma contraluz, por exemplo, pode ser interessante, se a intenção for fotografar somente uma silhueta, porém, se for para fotografar detalhes, a contraluz é uma grande vilã, já que quando você posiciona um objeto logo à frente da luz a câmera tende a reduzir a claridade, deixando o objeto escurecido.

Utilize o zoom natural

Você já ouviu falar em zoom natural? Não? Pois é gente, é o famoso “chega mais perto”.

É muito comum, na hora da fotografia, utilizarmos o recurso de zoom da câmera, porém, devemos evitar que isso aconteça, pois se engana quem pensa que o zoom, aproxima o objeto, na verdade, o que acontece, é que é recortado um pedaço do campo original da foto, o que faz com que a qualidade e a resolução diminuam! Então amigos, se querem dar o famoso zoom, cheguem mais perto do objeto ao invés de usar o “falso” recurso do celular

Utilize o timer

Esse é um outro ponto muito importante quando vamos fotografar, principalmente usando o celular, é muito comum dar aquela “tremidinha” na hora de capturar a imagem, isso se dá pela falta de estabilidade dos nossos braços . Por isso, o ideal é utilizar um tripé ou algo que deixa o celular estabilizado, porém, nem sempre esses recursos estão disponíveis, então, o segredinho é utilizar o timer do celular, assim, é possível utilizar as duas mãos para estabilizar o celular, eliminando o risco de balançar o celular, ao clicar para fotografar.

Utilize bons editores

Por último, mas não menos importante, deixamos a cereja do bolo: Aplicativos de edição. Todo mundo sabe que todos os dias empresas lançam editores com efeitos mirabolantes por aí, porém, é necessário analisar a qualidade desses editores, já que alguns, retiram um pouco da qualidade da foto.

A edição da imagem, é um passo muito importante para o resultado final da fotografia, já que é nessa etapa que corrigimos os erros, ajustando a luminosidade, contraste, temperatura, nitidez, sombras, aplicamos os famosos filtros e vários outros ajustes. Então, “Investir” em um bom aplicativo é essencial para se ter fotografias com qualidade profissional, afinal, até os maiores fotógrafos do mundo são adeptos ao famoso “tratamento de imagem”!

Os meus aplicativos favoritos de edição são o AirBrush, BeautyPlus, Lightroom e SnapSeed, todos gratuitos para Android e IOS.

E aí? Gostaram das dicas? Agora me contem, qual o aplicativo de edição favorito de vocês?