Como aplicar a regra dos terços por Gabi Bucker

Meitu . 22 de setembro de 2018

Eu gostaria de começar esse post dizendo que regra é regra, mas algumas vezes e algumas regras (como nesse caso) podem sim ser quebradas, então, como a fotografia é uma coisa bem pessoal e de personalidade, prefiro não tratar a regra dos terços simplesmente como uma regra, e sim como uma ferramenta, valiosíssima por sinal, da fotografia. Mas afinal, você sabe sobre o que eu estou falando?

A regra dos terços é muito importante na fotografia, e é utilizada para organizar elementos de uma imagem, com o intuito de dar harmonia e simetria às composições. Para entender e colocar a regra dos terços em prática, não é necessário estudos e entendimentos aprofundados, basta traçar perpendicularmente duas linhas horizontais e duas linhas verticais paralelas entre si, formando um tabuleiro imaginário de jogo da velha sobre sua foto. Feito isso, o assunto principal da sua foto deve ser posicionado sobre os pontos de interseção do “jogo da velha”, independente da orientação da foto (horizontal e vertical).

É importante definir antes de dar o clique, o assunto principal da foto, ou seja, o que você quer evidenciar e deixar em destaque. Mas calma, vou exemplificar em imagens para facilitar a compreensão dessa técnica mara! Ah, e se você for iniciante, se joga, porque a regra dos terços ajuda super no desenvolvimento do nosso olhar fotográfico.

Nessa primeira imagem, as capivaras são os elementos principais da foto, e cada uma delas foram posicionadas nos pontos de interseção das linhas verticais e horizontais, o restante da cena, complementam o contexto da fotografia.

Na segunda imagem, podemos identificar dois pontos importantes que equilibram-se entre si, a pessoa presente na foto e a paisagem do pôr do sol em questão. A pessoa está posicionada no canto esquerdo do frame e o pôr do sol no canto direito.

Porém, se você quiser inovar nas angulações e no olhar fotográfico, quebrar a regra dos terços não é nenhum pecado, e confesso que pode render fotos extraordinárias.Se você fotografa com câmera, principalmente as profissionais, elas geralmente disponibilizam a configuração de inserção das linhas no frame, já os celulares, nem todos disponibilizam essa opção, porém, existem aplicativos que fazem a função da regra dos terços.

Além da regra dos terços ser utilizada para harmonizar as composições das fotografias, são utilizadas nas diagramações de álbuns, composições de cenas de cinema, desenhos animados e seriados.

E ai? Têm alguma dica complementar sobre a regra dos terços? Me conta lá no blog da @airbrush_br ou no meu insta @gabibucker, combinado?