• Português
  • English

Edição pra cada nicho por Martinha Barreto

02 Oct 2018

Um dos segredos para crescer no Instagram é definir o seu nicho e a partir dele  buscar técnicas para alcançar o seu público alvo e conseguir seguidores ativos que gerem um bom engajamento no seu perfil. Pensando nisso, resolvi pesquisar um pouco mais sobre a edição de cada nicho. Como existem muitos e o post ficaria imenso hahahah, selecionei 4: alternativo, moda, maternidade e maquiagem. Quase os 4 M’s, hahaha. Se você vai pra o lado de algum desses, fique ligadinho nesse post. Se não descobriu o seu ainda, será que vai ser agora? Preste atenção.

1. MAQUIAGEM

É um dos nichos que você mais encontra no Instagram e nas outras redes sociais. Principalmente porque muita gente gosta de aprender mais sobre o assunto, receber dicas e ver resenhas de produtinhos. Quem está nele, tem que cuidar bastante das fotos e ter cuidado em não mudar muito a cor dos produtos (batom, sombra e até mesmo a base). Por isso, você vai encontrar muitos feeds que parecem não ter edição nenhuma. Mas, quase todos, mudam alguma coisinha pra melhorar como iluminação, sombra, quantidade de brancos e pretos na fotografia. Busquei uma menina desse nicho e fiz algumas perguntinhas. Ela se chama Hannah Alves, é de Fortaleza e tem um feed lindo.

Foto: Hanna Alves

“Eu geralmente eu edito minhas fotos do zero no Lightroom, dependendo da luz, sombra, cor. Edição é algo que trás identidade pra foto. E também existem “modas” de edição, que sempre se popularizam, uma hora os tons quentes estão em alta, outras os tons frios. Já no Airbrush eu gosto do filtro Mint, e os mais neutros, como o Faded! Na maquiagem eu sempre opto pelos mais neutros, em outras fotos que eu não preciso me ater em cores e deixar elas mais próximas do real, uso o Mint.”

2. MATERNIDADE

Isso mesmo! Um dos nichos que mais está crescendo no Instagram tem um espacinho aqui. Mais conhecido como “instamom”, o nicho de maternidade fala sobre alimentação, dicas de educação, de produtos e também da rotina das mães/gravidinhas. É super gostoso de acompanhar e também precisa ter o seu cuidado. Geralmente um feed de um instamom é cheio de cores quentes, vida e alegria. Por isso, a edição é algo essencial neles. Busquei uma mãe maravilhosa que topou responder às mesmas perguntas que fiz a Hannah pra vocês perceberem como é importante a editar a foto pra esse tipo de nicho. A Stefany Soares que é brasileira e mora em Boston, seu insta é esse daqui

Foto: Stefany Soares

“Procuro manter uma edição mais natural possível, sendo assim dar aos meus seguidores uma visibilidade de vida real. Acredito que a edição por mais natural que seja faz com que o feed tome tons e tenha uma certa ornamentação e fique aparentemente mais bonito, fazendo com que as pessoas além de perguntaram como faço minhas edições queiram também editar suas fotos. Um exemplo que uso é:  como uma casa que pode ser linda e não estar bem decorada isso acaba com a beleza dela, e casas que podem ser mais simples e ter uma belíssima decoração, tornando um ambiente mais aconchegante e bonito. Assim muda totalmente o ambiente. Quanto aos filtros que uso dos Airbrush, são aqueles do pacote Blush, acho que me remete um tom mais natural.”

3. ALTERNATIVO

Um dos nichos mais divertidos de se seguir, sério. Por que? Porque é diferente do que a gente vê, afinal, o nome já diz: alternativo. Mas, esse nicho também precisa de uma boa edição. Principalmente porque a edição precisa combinar com o estilo da pessoa. Para provar isso, chamei a Marina de Melo que é um destaque por ser quem é. Ela é do nicho alternativo e produz conteúdo tanto pro stories quanto pro feed. Também respondeu às mesmas perguntinhas!

Foto: Marina de Melo

“Eu gosto de usar edições que destaquem bem os detalhes dos looks e do meu cabelo. Geralmente uso efeitos que possuem saturação alta. Uma edição única é inspiradora! Quando as pessoas visitam um feed bem editado, sentem vontade de seguir, acompanhar e aprender a fazer algo semelhante.
Eu adoro os filtros do Airbrush dos pacotes Celestial, Blush e o Morning do pacote EveryDay. Uso bastante também a ferramenta Bokeh!” 

4. MODA

E por fim, um dos nichos mais utilizados no insta. Seja pelos homens ou mulheres. Inclusive, que por si só, já se destaca. Mas, ser desse nicho também é se reinventar juntamente com ele. Isso inclui na edição de fotos. Às vezes tons mais quentes, às vezes tons mais frios. Conversei com uma menina que faz esse trabalho muito bem e acho que as respostas delas vão dar uma luz a você que segue ou quer seguir esse nicho, o nome dela é Giovana Dias que é publicitária e esse é seu relato:

Foto: Giovana Dias

“Sempre gostei de feeds com uma paleta de cores fixa, acho que fica harmonioso e chama atenção do público, por isso atualmente estou apostando nas fotos amareladinhas, com mais temperatura, além de ser prático, pois praticamente qualquer foto entra nesse estilo, não preciso seguir um padrão que me deixa presa nos tipos de fotos para postar. O instagram é o maior local de fotos atualmente, e quando vemos aquela foto bem editada, automaticamente ativa um sentimento de “que lindo” dentro de nós! É um conjunto da obra, tu gostou da pessoa + fotos bem feitas e editadas = follow certo!
No app Airbrush eu amo o efeito bokeh, principalmente pra fotos feitas no celular no qual o desfoque não fica tão aparente! Filtro de cores amo o burn da pasta Afterglow! Está super combinando com meu feed amarelinho, às vezes aposto nele com uma intensidade mais baixa e amo!”

Enfim, pessoal. O post acabou ficando longo, mas ele é de suma importância pra quem quer seguir nessa rede social. Por isso, espero que tenham gostado! O meu nicho é lifestyle e não apareceu ai, mas vocês podem ver clicando aqui e indo direto pro meu insta.

Beijinhos, Martinha!