• Português
  • English

Editando fotos de natureza por Martinha Barreto

04 Sep 2018

04Ahhh, as fotos de natureza que nos encantam e contam tanto sobre a vida. Uma pensadora chamada Georgeana Alves uma vez falou “Uma fotografia é um instante de vida capturado para eternidade”. Sinto que, quando fotografamos a natureza, estamos deixando registrado um pouco do que há da vida na terra e da maneira como nos relacionamos com as coisas a nossa volta. Então, nesse post vamos aprender um pouquinho sobre como editar fotos que tiramos de flores e plantas.

1) Use contraste!

Isso mesmo. Muita gente esquece de colocar ou tirar um pouquinho de contraste das fotografias. Mas ele é uma ferramenta que precisa ser usada quando falamos de edição. Dependendo de como você usá-lo, pode deixar a foto mais viva ou mais esmaecida.

2) Cuide da saturação.

Existem pessoas que amam foto de natureza super verde, super azul, com as cores super fortes e vivas. Se você quer ter esse efeito, aumente a saturação da sua foto. Se não, se quer algo mais leve, diminua a saturação.

3) Aumente ou diminua a temperatura.

Assim como na natureza, aumentar e diminuir a temperatura de uma fotografia vai fazer com que ela fique mais quente ou mais fria. Uma combinação gostosa é aumentar a temperatura e diminuir a saturação. Enfim, brinque com isso até encontrar um resultado que agrade seus olhos.

Essas três ferramentas você encontra no AirBrush. Além delas, existem outras que fazem a diferença na edição de foto. Como sombra, destaque, aprimorar e etc. Editando só com elas, talvez você nem precise usar um filtro pra conseguir o resultado que deseja. Basta saber pra que serve cada uma e pronto. Para finalizar esse post, chamei uma craque em edição de fotos da natureza: Karine Cardoso. Ela editou uma foto de uma flor no AirBrush, nos passou as configurações e ainda deu uma pequena entrevista.

> Quanto tempo você tira foto de natureza? Por quê?

Nasci e cresci em sítio, subindo em árvores, andando no mato, então desde que me entendo por gente tenho uma conexão muito forte com a natureza. Minha conexão com a fotografia também foi desde a infância, por influência da minha mãe, que sempre me fotografou muito e me deu uma câmera analógica quando era ainda criança. Então, a fotografia e a natureza são paixões presentes na minha vida desde sempre.

> O que você valoriza numa edição de fotos de natureza?

Gosto de destacar as cores de forma harmoniosa, sutil, mas com profundidade. Acredito que isso deixa a fotografia com muito mais sentimentos e história.

> Qual sua edição no AirBrush favorita em fotos de natureza?

O efeito mint é meu favorito, deixa as tonalidades lindas. Juntando ele com mais algumas definições para contrastar mais as cores, fica perfeito.

Vejam só a edição que ela fez usando airbrush:

Essa edição foi feita no aplicativo AirBrush e as configurações usadas foram:

Filtro: Mint: 70%
Realçar :
• contraste: 35
• aprimorar: 40
• saturação: -10
• destaques: -50
• sombra: -45

Enfim, é isso. Espero que tenham gostado do post e façam bom uso das dicas. A natureza é belíssima e precisa ser valorizada, ok?

Com amor, Martinha Barreto.