• English
  • Português
  • 中文

Inspiração e Imitação por Thayna Albuquerque

14 Jun 2018

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Olá gente!! Tudo bem? A ideia do post de hoje é esclarecer algumas dúvidas que são muito frequentes quanto o tema é fotografia.

Não, não é proibido imitar a foto de ninguém, mas vamos lembrar que é essencial dar os devidos créditos a pessoa que criou a foto oficial ou edição original, seja mencionando em vídeo, marcando na foto do Instagram ou dando os créditos para o site onde você encontrou a imagem, como é o caso do Pinterest. Seja sempre honesto e deixe claro onde está o mérito do seu trabalho: reproduzir a execução de uma ideia que não foi sua.

Como saber o que é uma imitação e o que é uma inspiração?

Inspiração é: Salvar uma foto por gostar da pose, lugar ou edição utilizada na foto e tentar reproduzir do seu jeito, e o principalmente, a partir do seu ponto de vista, ou seja, adicionando elementos seus.

Pró: Muita vezes sua foto ficará melhor do que aquela que você usou para se inspirar.

Contra: Se você salva suas inspirações no smartphone, a memória vai embora rapidinho! Por isso indico usar o Pinterest ou Coleções do Instagram. Vou mostrar pra vocês um exemplo de fotos com poses inspiradas em outras fotos:

 

Imitação é: Reproduzir da forma mais fiel possível todas as informações da foto! Se isso é feito em excesso não há espaço para sua criatividade aparecer. Você vai trabalhar sua capacidade de produção, mas não a de criação. Mas, ás vezes, o resultado final de uma imitação pode acabar ficando tão espetacular quanto a oficial. É o caso do canal da Franciny Ehlke. Ela é a rainha do Imitando Fotos Tumblr! Veja só:

 

É isso gente! Espero que tenham entendido a diferença entre se inspiração e imitação e que esse post tenha te animado a fotografar!

Qualquer outra dúvida pode me procurar no @hithayna que conversamos 😉

Beijinhos da Thay e até o próximo POST! 💋💋