Ensaio fotográfico por Martinha Barreto

Meitu . 11 de junho de 2018

Desde criança eu sempre gostei de ser fotografada. Não é à toa que a minha mãe me colocou numa agência de modelos infantis na qual eu desfilava e fotografava. Mas, depois de grande, percebi que a fotografia não me encantava só por estar diante das lentes da câmera, como também por viver atrás delas. Desse modo, aprendi de verdade a fotografar e ser fotografada.

Por mais que para alguns isso seja uma dificuldade imensa, pra mim é algo que sempre foi natural. Eu nunca fui tímida pra câmera como sou em outras situações. Porém, sei que muita gente é, por isso, minhas dicas são pra essas pessoas. Vamos lá?

  • Se sinta à vontade com quem está lhe fotografando. Antes do ensaio, converse com a pessoa, veja se vocês têm algum gosto em comum pra facilitar o diálogo durante as fotos. Assim, muitas vezes o fotógrafo pode capturar você sorrindo verdadeiramente.
  • Tente colocar na sua cabeça que não há vergonha em tirar fotos. Quando o bichinho da timidez tentar lhe incomodar, grite: Eu não estou fazendo nada de errado! E pronto.
  • Se possível, coloque músicas que você gosta. Assim você se solta mais fácil e consegue sair inventando poses.
  • Falando em poses, não tenha medo de inovar. Levante os braços, pule, se deite no chão, sente, pense, faça o que vier na sua mente! Seja apenas você!
  • Veja algumas fotos que sirvam de inspiração pra ti. Não para copiar, mas para ter uma base de coisas que você pode fazer e que irá gostar.

Sei que são coisas que parecem simples, mas fazem a diferença quando vamos fotografar. Aqui no blog você irá sempre encontrar inspirações e dicas como essas. Eu acho bacana visitar sites de fotografias e até mesmo as hashtags do Instagram pra ter como base um modelo de ensaio fotográfico que você deseja. Qualquer coisa, você pode falar comigo e a gente troca figurinhas sobre o assunto, quem sabe eu não te ajudo a se sentir melhor na hora de tirar fotos.

Não mais, espero que tenham gostado do post e que visitem sempre o blog. Vocês podem me achar por aqui e nas minhas redes sociais:

www.instagram.com/martinhabarreto

www.martinhabarreto.com.br

Beijinhos, beijinhos!

Com amor, Martinha Barreto.