Fotografando looks por Martinha Barreto

Meitu . 05 de agosto de 2018

Eu não sei você, mas sou amante de fotos de look. Principalmente as que são feitas com qualidade e cuidado. É um tipo de fotografia que chama atenção e nos mostra um pouco do estilo da pessoa do outro lado das redes sociais. Mas é sempre bom ter umas dicas de como fazer esse tipo de fotografia, não é?

Certa vez, fui fazer umas fotos e a dona da empresa nos mostrou exemplos do que não deveríamos fazer ao fotografar looks e as fotos de exemplo eram todas aquelas “fotos tumblr” que a gente adora. Contudo, o resultado mesmo assim ficou legal, sabe por que? Porque se você tiver técnica e uma boa edição, as fotos irão ficar lindissímas.

O primeiro passo é encontrar um local e definir a iluminação. Sempre, para mim, a melhor luz será a natural. Então como o foco são os looks, lugares ao ar livre com a paisagens mais limpas são a primeira opção. Indico evitar locações extremamente coloridas. Jardins, praia deserta, bancos de areias e até mesmo o serrado são lugares super cool para ensaios de moda. Vemos isso o tempo todo em editoriais de marcas famosas. Por que não se inspirar nisso?.Entretanto, se não for possível fazer as fotos em espaço com luz natural, capriche na iluminação que você alcançará bons resultados. Uma dica é mesclar as luzes entre amarelas e brancas.

Agora já temos um bom local, podemos pensar em como a modelo vai se comportar, né? Isso tudo depende dos looks que serão fotografados. Qual é o estilo? É mais clássico? Mais boho? Mais rock? Mais vintage? Reflita sobre isso pra compor o espaço, ter acessórios faz com que a foto tenha mais estilo próprio. Nada mais legal do que você fotografar uma roupa retrô com um telefone dos anos 80 ou um óculos anos 90. Outro ponto é saber usar uma lente mais aberta pra tirar a foto do look inteiro e uma mais fechada pra os detalhes.

Por fim, outro ponto legal a se falar sobre o assunto é a edição. Se as fotos forem usadas para lojas, não é muito bom usar filtros que destoem muito as cores reais das roupas. Já se for pra uso próprio, vale a pena combinar a edição com o estilo de fotografia. Fotos mais quentes, por exemplo, para um estilo summer ou com mais granulação para as vintages.

Então é isso, espero que vocês tenham gostado. Fiz esse post de uma forma mais séria, porém simples, porque sei que isso também é trabalho para muitas pessoas.

Com amor, Martinha!