6

Fotografia espontânea por Gabi Bucker

Meitu . 18 de agosto de 2018

Na química, as reações espontâneas são aqueles que não necessitam de influência externa para serem iniciadas, na fotografia, também é assim! Então, sabe aquela história do: “Coloca a mão na cintura!”,”Coloca a mão no cabelo!”, “Dá um sorriso!”, na hora de tirar uma foto? Esqueeeceee, isso definitivamente não combina com a espontaneidade. A fotografia posada escreveu a história de muitas famílias, mas nós, que somos viciados no Instagram, sabemos que as coisas mudaram um pouquinho, hoje em dia, e é nítida a preferência pelas fotografias naturais e cheias de sentimentos.

Nós sabemos que não é tão fácil assim capturar essas imagens, então, pensando nisso, eu trouxe algumas dicas para você arrasar nas fotos, bora conferir?

Sinta-se à vontade. O bonito da fotografia espontânea é sentir, ao vê-la, o sentimento e a verdade daquele momento. Então, ser original e natural é imprescindível. Se você têm um fotógrafo que te auxilia, antes de iniciar as fotos, converse, sorria, conte histórias, busque intimidade, isso será essencial para a espontaneidade das suas fotos.

Esqueça a câmera. Quando vemos uma câmera, principalmente se ela estiver direcionada a nós, é instintiva a reação de procurar o nosso melhor ângulo, o que vai tirar toda a espontaneidade da foto. Então, tente esquecer que a câmera está ali, e se joga!

Explore momentos. O seu dia-a-dia é o cenário perfeito para arrasar nas fotografias espontâneas, tente enxergar aquele cafezinho na padaria com outros olhos, e com um pouquinho de criatividade e a ajudinha de um amigo, fotografe fazendo o pedido ao garçom, adoçando o cafezinho, bebendo; mesmo que você acredite que não vai ficar legal, teste! Você nunca saberá o resultado, se não tentar.

Desvie o olhar. Sabe quando você olha uma foto, e pra todos os lados que você se mexe, você tem a impressão que a pessoa na foto te olha em todas as direções? Isso se dá, pelo fato de a pessoa na foto ter fixado o seu olhar no ponto central da lente, então é como se você estivesse no lugar do fotógrafo e a pessoa estivesse “posando” para você, para dar espontaneidade a foto, desvie sempre o olhar, isso passará a impressão de que a foto foi capturada em um momento inesperado, de surpresa e o resultado será incrível.

Eu gosto muito desse estilo de fotografia e acho que a fotografia tradicional vem perdendo cada vez mais o seu espaço, a fotografia espontânea é moderna, é chique e tá na moda! Então use e abuse!

E não se esquecem de testar as dicas e postar sua foto marcando o meu perfil @gabibucker e o perfil da @airbrush_Br pra conferirmos o resultado, combinado?

Beijos e até a próxima!

Nota: Foto de capa @alesimonatto