Inspiração e Imitação por Thayna Albuquerque

Meitu . 14 de junho de 2018

Olá gente!! Tudo bem? A ideia do post de hoje é esclarecer algumas dúvidas que são muito frequentes quanto o tema é fotografia.

Não, não é proibido imitar a foto de ninguém, mas vamos lembrar que é essencial dar os devidos créditos a pessoa que criou a foto oficial ou edição original, seja mencionando em vídeo, marcando na foto do Instagram ou dando os créditos para o site onde você encontrou a imagem, como é o caso do Pinterest. Seja sempre honesto e deixe claro onde está o mérito do seu trabalho: reproduzir a execução de uma ideia que não foi sua.

Como saber o que é uma imitação e o que é uma inspiração?

Inspiração é: Salvar uma foto por gostar da pose, lugar ou edição utilizada na foto e tentar reproduzir do seu jeito, e o principalmente, a partir do seu ponto de vista, ou seja, adicionando elementos seus.

Pró: Muita vezes sua foto ficará melhor do que aquela que você usou para se inspirar.

Contra: Se você salva suas inspirações no smartphone, a memória vai embora rapidinho! Por isso indico usar o Pinterest ou Coleções do Instagram. Vou mostrar pra vocês um exemplo de fotos com poses inspiradas em outras fotos:

 

Imitação é: Reproduzir da forma mais fiel possível todas as informações da foto! Se isso é feito em excesso não há espaço para sua criatividade aparecer. Você vai trabalhar sua capacidade de produção, mas não a de criação. Mas, ás vezes, o resultado final de uma imitação pode acabar ficando tão espetacular quanto a oficial. É o caso do canal da Franciny Ehlke. Ela é a rainha do Imitando Fotos Tumblr! Veja só:

 

É isso gente! Espero que tenham entendido a diferença entre se inspiração e imitação e que esse post tenha te animado a fotografar!

Qualquer outra dúvida pode me procurar no @hithayna que conversamos 😉

Beijinhos da Thay e até o próximo POST! 💋💋