Legendas no Instagram por Martinha Barreto

Meitu . 23 de julho de 2018

É óbvio que o Instagram é uma rede social de fotografia e todos que acessam, pelo menos uma vez no dia, veem uma foto lá. Mas, a opção de colocar legendas faz com que seja possível dizer algo que talvez uma foto não diga ou que diga além do que possamos enxergar numa fotografia. Isso, se feito com carinho, é um casamento perfeito. Porém, há dúvidas sempre que esse assunto é discutido:

É possível usar legendas curtas?

Legendas curtas são ótimas para aqueles que não tem muito tempo para produzir e também para um público que não gosta muito de textos grandes. Não há porque ter medo de usá-las. Principalmente quando engraçadas, chamam bastante atenção e geram interação.

É possível usar legendas grandes?

Sim, obviamente, tudo depende do seu público e do texto. Existem diversos instagramers que usam a rede social para divulgar seus textos, principalmente quando o público alvo são leitores. É importante que você não tema usar e pense que há um público ávido para ler. Ademais, legendas de qualidade constroem público e existe quem siga apenas para salvar legendas. Juro!

É bacana colocar textos de outros autores?

Você gosta do autor? Se identifica com o texto? Se as respostas forem sim, então é bacana. É legal também, se você quiser, mesclar o texto do outro escritor com o seu. Como por exemplo “Já dizia fulano de tal (….), sinto o mesmo que ele por isso e aquilo”. Coisas assim, aproximam os seus seguidores de você.

Texto poético ou história da foto?

Segue a mesma lógica da pergunta anterior, quem responde isso é você. O que você prefere ler? O que você prefere escrever? Pensando nisso, a resposta estará na ponta da língua. Lembrando que história da foto é super chamativa pra quem tem um público voltado para fotografia.

Uma dica para fazer textos condizentes com a foto?

Uma dica é colocar uma playlist calma, ficar olhando para foto e escrevendo tudo o que você vai sentindo. Depois de um tempo, você lê o que escreveu e organiza as ideias.

Por fim, acredito que podemos juntar a fotografia e as palavras para andarem juntas e embelezar o Instagram. Quem sabe sua arte não fica ainda mais apaixonante com legendas boas? Hahaha.

Encontrem-me no insta (@martinhabarreto), gostarei de ver vocês seguindo essas dicas.