• English
  • Português
  • 中文
  • Español
  • Русский

Os segredos da fotografia de moda

09 Sep 2019

A fotografia de moda é um dos gêneros da fotografia mais apaixonantes, mas também, cheio de suas particularidades, sabia? Uma das coisas mais interessantes sobre ele é que pode ser dividido em quatro gêneros. Pois é, eu também fiquei surpresa quando descobri isso. A gente tende a achar que é só aquelas fotos belíssimas de editoriais, não é? Mas ela vai muito além. Por isso, vim te contar os segredos dela. Para que assim como eu, você se apaixone mais por esse universo lindo chamado fotografia. Vamos aprender sobre composição, como focar na roupa, editar e outras coisinhas com o AirBrush. Vem comigo!

Primeiramente: Como compor uma boa foto de look! 

Eu não sei se você já pensou em como os estilistas pensam as coleções que eles vão lançar. Eu já. Pesquisei e descobri que é, assim como as campanhas publicitárias, eles fazem uma persona e a partir dela desenham as roupas. Do mesmo modo deve seguir o fotógrafo que irá lançar aquela coleção. Foco na persona e voilà, um belíssimo editorial montadinho. Mas, se você não conhece a persona que o estilista pensou, veja o estilo dos looks e monte sua composição para que suas fotos fiquem lindas também. Para fazer isso, basta responder às seguintes perguntas:

  • Qual o estilo das minhas roupas?
  • Quero me inspirar em alguma época? Seja anos 20, anos 60, anos 90…
  • Quero me inspirar em algum estilo específico? Seja verão, clean e etc..
  • Quais objetos eu posso usar pra conseguir que a pegada da minha foto condiga com a época ou o estilo?

Com essas perguntas respondidas, é só você procurar o lugar e os objetos. Lembre-se de seguir direitinho seu briefing pra que fique organizado e você não tenha dor de cabeça depois. Mas, sério, eu sei que você vai arrasar.

Segredo número 2: Foco na Roupa! 

Como a gente vai fotografar usando objetos ou, em alguma das vezes, em lugares belíssimos, podemos esquecer de focar na roupa. Mas, vejam bem: não podemos fazer isso. O nosso foco deve ser sempre a roupa. Se você quiser mostrar algum objeto específico, use-o também para mostrar algum detalhe do look. Como uma gola, um cinto, ou uma manga.

Também é super importante que você extravase nos ângulos, teste todos. Um truquezinho é usar aquele velho e bom “baixo para cima”. Não tenha medo de se jogar no chão e vá simbora. É uma ótima forma de mostrar o look completinho. Vejam só um exemplo bafo:

Ai, juro que queria sair assim pelas ruas do Nordeste. Mas, infelizmente ou felizmente, o nosso calor não me permitiria isso. De qualquer forma, a roupa ficou ou não ficou linda nessa fotografia? Eu amei.

Terceiro segredo da fotografia de moda: foto ao ar livre ou em estúdio? 

Isso é uma dúvida constante quando vamos montar um briefing, né? Mas há um truque que resolve tudo e também é a base de perguntinhas. Vamos lá?

  • Qual estilo que será seu ensaio? Mais clássico ou mais despojado?
  • Você tem material para fazer as fotos ao ar livre ou em estúdio?
  • Como está o clima do local onde você irá fotografar?

Respondendo isso. Já dá pra ter uma ideia. Pense bem em como vai ser a iluminação. Lembre-se que não é só estar em um lugar bonito, deve ser um lugar que combine com o conceito do ensaio. Já vi belíssimas fotos em obras de construção civil, como também em lugares onde poucos esteticamente consideram bonitos. Logo, enumerem os prós, contra e pronto. Lugar escolhido.

Por fim: a edição!

Desde sempre ouvi que se você quer mostrar uma roupa, não deve mudar as cores dela. Isso quebra minhas pernas porque sou apaixonada por aquelas edições mais teal&orange ou tons que imitam câmeras analógicas. Mas, algumas lojas e marcas prezam para que a foto tenha uma edição perfeita e seja fiel às cores. Pensando assim, resolvi falar disso com vocês:

Perguntem ao cliente o que ele quer mostrar. Se for a realidade, edite sem mudar os tons. Se quiser algo mais artístico, siga sua rota. Faça como achar melhor. Como a maioria preza pelo real, trouxe uma dica do AirBrush para você que quer editar pelo celular:

A função Borracha do AirBrush é maravilhosa para salvar suas fotos de moda. Se você quer fotografar ao ar livre e o lugar tem algo que possa tirar, mesmo que seja pouco, o foco da roupa, se liga no truque: apague rapidamente com AB. Depois, ilumine um pouco e fim. Foto maravilhosa e fiel as cores.

Por fim, é isso. Espero que tenham gostado do post e aprendido um pouco mais. Ah, quero saber a opinião de vocês, em? Conta lá no @airbrush_br. Beijinhos!

download button