• English
  • Português
  • 中文
  • Español
  • Русский

Outubro Rosa: a fotografia inspira

01 Oct 2019

Outubro Rosa é um movimento popular com a intenção de divulgar o combate ao câncer de mama no mundo inteiro. Assim como o seu nome, ele dura outubro inteiro. É super importante que essa causa seja divulgada, por isso, decidimos fazer um Especial AirBrush Outubro Rosa. Onde mostraremos como a fotografia pode ajudar no processo de recuperação, inspirando e fortalecendo. No post de hoje, contaremos um pouco a história desse mês e também dum projeto lindíssimo realizado pela fotógrafa Joice Patelli, chamado Mulheres De Peito Aberto

A história do Outubro Rosa

Esse movimento surgiu nos Estados Unidos, através da união de vários estados que faziam ações isoladas no mês de outubro de prevenção ao câncer. Após alguns anos, foi aprovado no senado que ele viraria o mês nacional – até então americano – de luta contra o câncer de mama. Com certeza você, assim como a gente, deve ter se perguntado: mas por que virou outubro rosa? Então, também nos EUA, na década de 90 ocorreu a primeira Corrida pela Cura, feita pela Fundação Susan G. Komen. Nela foram distribuídos os lacinhos rosas que são usados até hoje como símbolo da causa. Fazendo assim que o outubro de prevenção ao câncer de mama virasse o Outubro Rosa. Desde então, vários países aderiram à causa e o Brasil não foi diferente.

A fotografia como aliada

Aqui também são feitas várias ações nesse mês e que trazem bastante resultado na vida das pessoas. Entre essas, há a fotografia. Ela tem um poder muito forte na vida das pessoas. Pois, através dela é possível encontrar a força para lutar, inspirar e ajudar as mulheres que vivem a luta contra câncer de mama a recuperar sua autoestima. Foi assim que surgiu o projeto Mulheres de Peito Aberto, criado pela fotógrafa Joice Patelli. Ela, que desde sempre teve o seu nicho super definido como feminino, um dia participou de um evento onde fotografou várias mulheres da ala oncológica de um hospital e ao sair de lá, decidiu que iria fundar o projeto em 2017. Joice teve uma visão empática de como a fotografia pode mudar uma vida. Viu nos olhares e sentimentos de suas modelos como um clique as ajudava a recuperar a autoestima. 

Outubro Rosa

Infelizmente muitas delas não se sente mais bonitas durante o tratamento. E, como sabemos, a autoestima é algo primordial para a segurança e positivismo: duas coisas extremamente necessárias para o combate ao câncer. Joice nos disse que viu de perto o quanto a recuperação da autoestima impacta na vida dessas mulheres. Ao fotografá-las, sentiu que elas estavam se achando lindas ali ainda na câmera: “Me incomodou bastante o fato de a maioria das mulheres não estar bem com elas mesmas. Muitas mulheres se emocionaram ao se verem bonitas nas fotos, ao se verem bonitas na tela da câmera, e eu saí de lá decidida a fazer algo que melhorasse na autoestima delas.” 

Bastidores de projeto fotógrafico do outubro rosa

Você também pode!

É por isso que a fotografia é tão importante. Ela é mais que uma imagem. Ela pode mudar vidas, ensinar as mulheres a se amarem e relembrá-las que elas conseguem sorrir diante dessa.

Esperamos que você se inspire na história desse projeto lindo. Que nesse Outubro Rosa que se inicia, com as lentes que estiverem ao seu alcance, você consiga captar a beleza das nossas mulheres. Caso você faça isso, entre em contato conosco pelo @airbrush_br e apareça por aqui. Com a fotografia, podemos  construir um mundo.

download button