Vença o bloqueio criativo

26 Mar 2020

Você sabe o que é bloqueio criativo? Sofre dele? Aprenda truques para aumentar sua produtividade e manter sua criatividade em dia com AirBrush.

O que é bloqueio criativo e, por que ele acontece?

Sabe quando você pensa, pensa, pensa mais um pouco, pensa de novo e não consegue ter nenhuma ideia? Que não consegue nem montar um stories do Instagram bonitinho? Ou criar uma legenda? Fazer fotos ou posts diferentes? Quando você não consegue pensar em nada que consiga fazer seus olhos brilharem? Isso é bloqueio criativo. E o que causa esse bendito? Bom, pode ser várias e várias coisas:

  • Multitarefas: Fazer várias atividades ao mesmo tempo, acabam diminuindo sua produtividade e cansado sua mente.
  • Cansaço: Só o fato de você estar cansado, seja lá pelo que for, já faz com que você não consiga pensar direito.
  • Pressão: Muitas vezes estamos pressionados, seja por nós mesmos ou por outras pessoas, e acabamos nos sufocando. Deixando assim, nossa criatividade de lado.
  • Distrações: Quando estamos pensando em várias coisas e não conseguimos focar em apenas uma também ajuda pra que ele venha.

Vença o bloqueio criativo

Outras coisas também motivam o bloqueio criativo, todavia, podemos pensar também em como vencê-lo, não é mesmo? 

Vença o bloqueio criativo

Não é difícil vencer o bloqueio criativo, existem técnicas que ajudam quando isso acontece: Brainstorm (um grupo de pessoas dando ideias sobre um determinado tema), hibernação (dar uma pausa para descansar a mente), mudança de ambientes (ir a lugares diferentes para dar uma repaginada no cérebro). São super conhecidas no marketing, mas há outras também. Perguntamos a Leticia Milani como vencer o bloqueio criativo e ela nos deu uma aula, veja só: 

  • Tenha muitas referências: Ter referências diferentes, de áreas diversas (não só da sua área de atuação), é essencial pra criar coisas novas. Afinal, criar é nada mais que colocar a sua essência em algo que já existe. 
  • Tire a pressão da cabeça: Ninguém cria nada sob pressão. Tome um banho, dê uma volta (sem celular hehehehe) e preste atenção no entorno. Enquanto a gente dá um tempo para a cabeça, é quando as melhores ideias vêm. 
  • Olhe para o que você já fez: Procure suas postagens e materiais que você considera mais criativos e se inspire neles. Como você poderia melhorar eles hoje?
  • Corra para as ferramentas de pesquisa: UberSuggest, Google Trends… como você pode colocar a sua essência, o seu toque especial e criar um conteúdo novo para um tema que está em alta?
  • Procure por coisas que você gosta: Filmes, livros, músicas, tudo que você gosta e te inspira, pode ser uma boa válvula de escape para o bloqueio criativo! 
  • Busque criadoras de conteúdo que você admira: Se inspire em quem você curte, mas lembre de não copiar. Aqui a dica funciona como a anterior: use para se inspirar, assim como se inspira em músicas, filmes e livros que você gosta

Vença o bloqueio criativo

Legal, né? A Leticia realmente nos deu uma luz e tanto. Aliás, assim fica mais fácil vencer o bloqueio criativo. Fique testando essas opções até encontrar a melhor pra você. Ah, também vale fazer mais de uma opção, tá? 

Faça edições que instiguem sua criatividade 

Muitas vezes ficamos parados pensando em como fazer algo diferente em nossas fotografias, mas, que tal tentarmos edições diferentes? Com o AirBrush você pode. Aqui no nosso Blog, ensinamos edições inspiradas em mulheres famosas e toda semana também sai um post sobre um filtro. Tente! 

Vença o bloqueio criativo

E é isso, pessoal. Espero que tenham gostado das nossas dicas e que consigam vencer o bloqueio criativo. Conte conosco para ajudá-los cada vez mais, tá? Também estamos no @airbrush_br. Até mais!